Até o momento, 20.296 pessoas foram vítimas do forte terremoto que sacudiu o sul da Turquia e o noroeste da Síria na segunda-feira, segundo balanços oficiais publicados na tarde de hoje.
Segundo a organização de resgate turca Afad, foram registrados até o momento 17.134 mortos.
Na Síria, foram encontrados 3.162 vítimas, segundo contagem oficial do governo.
Dois terremotos atingiram a região
O primeiro tremor, perto da cidade turca Gaziantep, registrou 7,8 de magnitude às 4h17 de segunda-feira (6) no horário local (22h17 em Brasília). Muitas pessoas dormiam neste horário.
O segundo terremoto foi registrado perto da cidade de Kahramanmaras, também na Turquia, às 13h30 no horário local (7h30 no horário de Brasília).
Os países estão em uma área tectônica propícia a terremotos. Mesmo assim, a intensidade dos tremores foi considerada a mais forte dos últimos 100 anos.
Esperança por sobreviventes começa a minguar, mas ainda há resgates
O tempo é crucial para resgatar, com vida, pessoas debaixo dos escombros dos edifícios que cederam após os tremores.
As primeiras 72 horas são primordiais, mas ainda há casos de sobreviventes, incluindo crianças, que estão sendo encontradas por bombeiros.
Uma criança foi resgatada 79 horas após os primeiros tremores.
Barragem rompeu hoje na Síria em decorrência dos tremores
Uma barragem inundou um vilarejo ao noroeste da Síria. A maioria dos habitantes do vilarejo al-Tulul conseguiu deixar o local nesta quinta-feira.
A água cobriu parcialmente casas e troncos de árvores, e plantações de trigo e de feijão ficaram completamente submersas neste povoado no norte da província de Idlib, próximo à fronteira com a Turquia.
UOL
Com informações da AFP
Foto: Hussein Malla/Reuters
